ArtigosCuriosidades

Imposto de Renda Sobre Prêmios em Dinheiro 2020

Caso você tenha sido um dos grandes vencedores de prêmios em dinheiro. Saiba que será preciso entender como funciona o imposto de renda sobre prêmios em dinheiro.

Só que esse tipo de declaração é feita de forma diferente, visto que, sejam prêmios em dinheiro, serviços ganhos, bens, concurso ou qualquer outro prêmio, devem ser declarados em um local bem específico.

Mais precisamente na Ficha de Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva. O que muitas pessoas acham é que esses ganhos devem ser declarados em Rendimentos Recebidos de Pessoas Jurídicas, e não é.

E olhe que isso acontece com bastante frequência! Sendo assim, para que você não fique perdido na hora de fazer sua declaração dos seus prêmios, vejamos como tudo funciona.

Como é Feito o Imposto de Renda sobre Prêmios em Dinheiro?

Para que você fique sabendo sobre o imposto de renda sobre prêmios em dinheiro, o mesmo já vem com desconto. Mais como assim! É isso mesmo, o valor anunciado como premiação, já vem com o desconto feito antes mesmo de sua divulgação.

Isso quer dizer que, a partir do momento da arrecadação, já são descontados algo em torno de 30%. E aí sim, o valor é divulgado das premiações. Com isso, no período de Imposto de Renda, não será mais preciso fazer a declaração, mas, será preciso informar.

Esse tipo de informação vai servir apenas para que a Receita Federal fique sabendo em relação à parte patrimonial do sortudo.

São informações que vão servir para que a receita fique sabendo que você adquiriu de forma em premiações, mais prêmios, ou seja, o seu patrimônio foi aumentado.

Para facilitar ainda mais sobre o imposto de renda sobre prêmios em dinheiro, saiba que qualquer prêmio independente da sua natureza, deverá ser informado.

Informação essa que deve constar na Ficha de Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva. Mais precisamente na linha 12 onde constam “Outros”.

Assim, a informação basta com apenas o valor recebido, seja ele em dinheiro, bens ou qualquer outro tipo de premiação. Do mesmo jeito que você tem obrigatoriedade em informar a receita sobre sua premiação, a fonte pagadora, também deverá fazer seu informe.

Isso faz com que as informações sejam cruzadas mais a frente, e assim, não aconteça, por exemplo, de o ganhador esconder o real valor de sua premiação.

No caso da premiação ser em dinheiro vivo, o procedimento deverá ser o seguinte. O valor também deverá ser declarado na Ficha Bens e Direitos, claro que usando o código de sua natureza.

Essas são informações as quais todas as pessoas, não apenas os apostadores, devem ou deveriam saber. Já que estamos falando de um assunto que ainda não é muito discutido, fazendo com que as pessoas tenham cada vez mais dúvidas.

Sendo assim, agora você fica sabendo exatamente como proceder a partir do momento em que ganhar um prêmio, principalmente, quando esse prêmio é em dinheiro. Essas e mais informações, você fica sabendo somente aqui!

Tudo feito de forma atualizada e com tudo que você precisa para ficar bem informado.

Ajude-nos a melhorar, comente abaixo:
Menu